Inserção Social / Projetos
Inserção Social
Histórico
Em 2004, um grupo de professores da antiga Faculdade de Engenharia Química – FAENQUIL, hoje Escola de Engenharia de Lorena – EEL/USP, decidiu criar atividades que promovessem a interação Universidade-Escola em Lorena.
Nesse contexto, em 2005 foi realizada a 1ª Olimpíada de Física de Lorena - OFL, aberta para a participação dos alunos das escolas públicas e privadas, de 9º ano do ensino fundamental II e das séries do ensino médio. O principal objetivo era buscar talentos e incentivar o ensino de ciências, além de aproximar profissionais da FAENQUIL e professores das escolas de Lorena. O evento também marcou as comemorações do Ano Mundial da Física.
No entanto, em 2006, devido à incorporação da FAENQUIL à USP, não foi realizada a OFL.
Os trabalhos foram retomados em 2007, com uma ação do tipo “corpo a corpo”, com visitas nas escolas para a divulgação do que se pretendia com a OFL. Foram realizados agendamentos de visitas dos alunos das escolas ao Departamento de Engenharia de Materiais, como uma ação motivadora. Aliado a isso, foram organizadas mostras de ciências nas escolas, com o envolvimento de um grande número de voluntários (alunos da graduação, pós-graduação, funcionários e docentes).
Desse modo, aquilo que começou com a realização de uma Olimpíada toma proporções maiores com a multiplicação de ações com caráter interacionista e o envolvimento de um número cada vez maior de voluntários.
Nasce então o MOVIMENTO COM CIÊNCIAS - MCC, um projeto inovador com articulação entre os diversos segmentos da universidade (Pró-Reitorias de Graduação, de Cultura e Extensão, de Pesquisa e de Graduação, envolvendo alunos de graduação e de pós-graduação) para a realização das muitas atividades motivadoras ao longo de todo o ano.
A partir de então, a OFL teve edições anuais, com a participação de escolas públicas e privadas, como a principal atividade do MCC.
Em 2008, a EEL passou a sediar as 2ª e 3ª fases da Olimpíada de Brasileira de Física (OBF), e assim o MCC passou a ganhar visibilidade regional.
O Projeto Movimento com Ciências tem os seguintes objetivos:
- Aprofundar a relação do ensino fundamental e médio com o ensino superior;
- Estimular a maior interação entre as escolas de ensino fundamental e médio de Lorena com as três instituições de nível superior de Lorena, possibilitando melhoria no ensino de disciplinas das ciências exatas;
- Obter e avaliar dados quantitativos sobre os efeitos da realização de olimpíadas de física e ciências, brasileiras e regionais, como instrumento de incentivo ao aprendizado de alunos do ensino fundamental e médio;
- Estimular o ensino, o estudo e a pesquisa em física e ciências exatas;
- Identificar estudantes talentosos e estimulá-los ao aprimoramento contínuo em ciência e tecnologia;
- Estimular estudantes de Lorena a participarem de outras olimpíadas brasileiras de Física, Matemática e Ciências;
- Divulgar e valorizar as profissões correlatas à Física, Engenharia e ciências exatas; e
- Estimular a participação de alunos de graduação e pós-graduação e profissionais do terceiro grau no trabalho socioeducacional em níveis mais básicos.
Os resultados obtidos a partir do MCC, até 2010, foram norteadores para a criação de um curso de Mestrado Profissional Stricto Sensu visando à melhoria do ensino de ciências. Amplamente discutido na USP entre 2011 e 2012 e autorizado pela CAPES em 2013, o programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências – PPGPE possui alunos matriculados que desenvolvem projetos aplicados para a melhoria do ensino de ciências em diversas escolas de Lorena e da região do Vale do Paraíba.
Em 2012 foi criada a 1ª Semana de Ciência e Tecnologia do Departamento de Engenharia de Materiais (SCT-DEMAR) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP), com o objetivo de agrupar as atividades desenvolvidas no projeto Movimento com Ciências – MCC (desde 2004 até 2011) por estarem diretamente ligadas ao objetivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação ao elaborar a "Semana Nacional de Ciência e tecnologia- SNCT".
A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial as crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C, T&I).
Também em 2012 foi criada a Olimpíada de Ciências de Lorena das Escolas Públicas- OCLEP destinada a alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano). Com isso, a OFL passou a ser aplicada somente a alunos do ensino médio.
A 1ª SCT-DEMAR promoveu o Fórum “Interdisciplinaridade: Engenharia e Ensino de Ciências no Mestrado Profissional”, diretamente relacionado à criação do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências – PPGPE. Outra atividade relevante foi a Mostra de Ciências com a exposição de trabalhos desenvolvidos por alunos de pós-graduação, graduação e pré-iniciação científica para visitação de alunos do ensino básico.
A 2ª SCT-DEMAR ocorreu em 2013 com a mesma estrutura da edição anterior.
Em 2013, além do início do PPGPE, as atividades de interação universidade-escola ganham força com a aprovação pela CAPES, por meio da chamada pública “Novos Talentos”, de um projeto de extensão com a participação da Diretoria de Ensino de Guaratinguetá e 10 escolas da região. Neste projeto articularam-se outros recursos vindos da própria universidade como a implantação de bolsas de pré-iniciação científica (para alunos do ensino médio), bolsas de aprender com cultura e extensão (para alunos de graduação), e o envolvimento direto de alunos de pós-graduação do mestrado profissional do PPGPE.
A edição de 2014 da 3ª SCT, que ocorreu entre 13 e 17 de outubro, expandiu suas atividades e conseguiu uma maior abrangência e visibilidade, inaugurando a 1ª edição do Simpósio de Ensino de Ciências do PPGPE – 1º SEC-PPGPE (13-17/10). Contamos com uma parceria frutífera com a Secretaria Municipal de Educação de Lorena – SMEL, e com o apoio das quatro Pró-Reitoras da USP (de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Cultura e Extensão).
Anualmente, desde então, existem novas edições anuais do Simpósio de Ensino de Ciências, que ocorreram concomitantemente com a realização da SCT até 2017. Em 2018, o V SEC aconteceu na 1a semana de novembro, para facilitar a participação de alunos e professores que também tinham compromissos em suas respectivas escolas.
Diante desse breve histórico é possível identificar atividades de ensino, pesquisa e extensão vinculadas de forma indissociável. Em função da evolução dessas atividades, a EEL-USP pretende concretizar parcerias com as secretarias de educação da região para consolidar a interação universidade-escola para a melhoria do ensino por meio de convênios pautados nas atividades descritas a seguir:
Descrição de atividades na promoção da interação universidade-escola:
1 – Olimpíada de Física local
Oferecer olimpíadas locais de física como motivadoras do ensino nos moldes do que temos na OFL.
Inserir uma etapa de classificação promovida pelas próprias escolas.
Incluir uma prova experimental seguindo a proposta da OBF (Olimpíada Brasileira de Física).
2 – Olimpíada de Ciências
Manter a aplicação da OCLEP e incentivar outras cidades a implantarem essa atividade.
Criar um movimento anual nas escolas com a implantação de competições como uma Feira de Ciências.
3 – Formação de professores do ensino básico
O Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências possui uma metodologia inovadora em relação aos cursos de pós-graduação de ensino de ciências acadêmico, pois visa proporcionar de forma diferenciada a interação entre a universidade e escolas de ensino básico por meio de projetos aplicados com objetivo a melhoria dos aspectos sócio-educacionais de forma sustentável e continuada visando à formação vocacional dos estudantes do ensino básico em diferentes áreas do saber relacionadas às ciências exatas e biológicas.
4 – Estímulo ao ensino de ciências
a) Projetos de pré-iniciação científica: proporcionando aos alunos do ensino médio contato com atividades de pesquisa da universidade. Esses alunos são multiplicadores em suas escolas de origem.
b) Visitas de alunos do ensino básico à EEL-USP
c) Criar atividades nas escolas de ensino básico, no contra turno, com caráter experimental que promovam e estimulem o ensino de ciências.
d) Grupos de estudo, com a participação de alunos de graduação e pós-graduação, com objetivo de exercitar os conceitos transmitidos em sala de aula.
5 – Espaço Ciências
Com o início do curso de Engenharia Física, em 2012, nucleou-se um grupo denominado “Show de Física” composto por alunos desse curso, sob a orientação de alguns professores, para montarem atividades experimentais de demonstração, tendo como modelo o que existe no Instituto de Física da USP-SP. Esse grupo da EEL-USP realizou algumas apresentações e está inserido na proposta dos Novos Talentos.
Projetos
A seguir, merecem destaque os projetos de pesquisa de docentes do programa com propostas atuantes em escolas e comunidades da região, que envolvem alunos de pós-graduação e graduação da EEL/USP, com apoio financeiro de agências de fomento ou da USP:
- Show de Ciências e Movimento com Ciência, coordenado pela Profa. Sandra Giacomin Schneider;
- Articulando Ensino Básico e Superior a Busca de Talentos em Lorena e Região, coordenado pelo Prof. Carlos Alberto Moreira dos Santos;
- Tecnologias Emergentes e Disruptivas no Ensino Superior: Determinantes para uma Universidade do Futuro, coordenador pelo Prof. Eduardo Ferro dos Santos;
- Compostagem vai à escola para incentivar a interdisciplinaridade e promover as práticas ecológicas e empreendedorismo sustentável-Parte 2, coordenado pela Profa. Rita de Cássia Lacerda Brambilla Rodrigues e Prof. Durval Rodrigues Junior.